Dirofilariose, saiba como prevenir seu pet!

10 hotéis em São Paulo que aceitam Pets!
Março 29, 2016
Outubro Rosa Também Para Animais
outubro 4, 2016
Exibir tudo

Dirofilariose, saiba como prevenir seu pet!

Cuide do coração do seu pet!

Popularmente conhecida como “doença do verme do coração”, a Dirofilariose é uma doença potencialmente fatal que atinge uma considerável proporção de cães silvestres e domésticos. Causada pelo parasita Dirofilaria immitis, a doença é transmitida por picadas de diversos tipos de mosquitos, seus hospedeiros temporários, e apesar da infecção poder ocorrer em qualquer lugar, é mais frequente em lugares com clima mais úmido e quente (como cidades litorâneas) durante o ano todo.

Uma vez que consegue infectar o cachorro, o parasita aos poucos vai penetrando pelas artérias sanguíneas do animal até encontrar artérias do coração, mais especificamente no ventrículo direito e artérias pulmonares. O verme alcança a vida adulta num período de 90 a 100 dias, o mesmo período que leva para chegar ao coração, uma vez que isso ocorre a doença se torna potencialmente perigosa e não demora muito para que o animal venha a falecer.

Uma estimativa divulgada recentemente aponta que a cada quatro cachorros que foram diagnosticados com Dirofilariose, um chega ao óbito. Isso devido à falta de atenção dos donos durante o período de amadurecimento do verme, uma vez que nesses 100 dias, o animal não mostra muitos sintomas. Efeitos mais visíveis começam a aparecer justamente quando o verme (que pode alcançar os 31cm em sua fase adulta) já está alojado no coração do cachorro. Todos esses fatores tornam ainda mais importante o acompanhamento veterinário dos queridos PETs, pois exames de sangue ou sorológicos são eficientes para detectar a presença do parasita.

Dirofilariose

O tratamento contra dirofilariose:

Por muito tempo, o principal tratamento contra a Dirofilariose, era um método conhecido como tratamento “adulticida”, ou seja, eliminavam-se os vermes já na fase adulta. Contudo, esperar esse momento poderia ser perigoso para o animal, já que justamente quando a doença chegava nesse ponto era perigoso que o cachorro viesse a óbito. Atualmente esse processo não é mais necessário, já que existem métodos eficientes de tratamento microfilaricida, ou seja, combater os vermes em suas formas jovens enquanto ainda não alcançaram o coração do animal.

Um surto de ‘Aedes aegypti’ pode prejudicar meu pet?

Dentre todos os medicamentos, existe um que vêm revolucionado a questão por sua eficiência e facilidade. O ProHeart® SR-12 é um antiparasitário injetável, à base de Moxidectina, indicado para cães a partir de 6 meses de idade. O remédio, além de combater os parasitas ainda jovens que tentam alcançar o coração do animal, também cria um tipo de prevenção por 12 meses após a aplicação, já que as microcápsulas permanecem no organismo do cachorro enquanto se desfaz lentamente. Tudo isso sem causar nenhum mal ao PET, garantindo sua saúde e o mantendo fora de risco.

Além de combater a Dirofilariose, o remédio combate outras doenças e também é indicado para o tratamento de infecções existentes de Ancylostoma caninum, nos estágios larval e adulto. Nesses casos, em cães com idade superior a 6 meses, a aplicação pode conferir proteção contra novas infecções por períodos de até 4 meses.

O ProHeart® SR-12 é um tratamento novo, seguro e devido a sua aplicação anual, também é totalmente acessível para todos que queiram garantir o bem-estar e a saúde de seu cachorro. Evitando problemas com a Dirofilariose. O Prontvet, sempre pensando no bem-estar dos animais e atenta as novidades e facilidades do mercado já possui o tratamento com o ProHeart® SR-12. Portanto, faça um exame completo em seu cachorro (principalmente se tem o hábito de viajar com o PET para regiões litorâneas) e se for o caso inicie já a prevenção contra a Dirofilariose.

Ligue (11) 3858-3983 e agende seu horário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *