Eletrocardiograma para cães e gatos

aedys
Um surto de ‘Aedes aegypti’ pode prejudicar meu pet?
fevereiro 24, 2016
10 hotéis em São Paulo que aceitam Pets!
março 29, 2016
Exibir tudo

Eletrocardiograma para cães e gatos

Eletrocardiograma

A auscultação é basicamente o primeiro exame que um veterinário faz para avaliar a saúde do coração do seu pet. Várias anormalidades podem ser percebidas através desse método. Em caso de alguma suspeita de um problema mais grave, podem ser necessários mais exames para obtenção de um diagnóstico.

Cães com anemia podem ter alterações cardíacas: um hemograma, é uma ferramenta muito importante para que o médico veterinário realize um diagnóstico correto de um problema de coração em seu cão ou gato, pois vai indicar ao médico veterinário a contagem de células sanguíneas.

Exames para dosar os níveis de sódio, fósforo e potássio no soro sanguíneo são importantes para saber o equilíbrio dos eletrólitos no organismo, fundamentais para o bom funcionamento do coração. Existem outros exames complementares para o diagnóstico de doenças do coração em cães e gatos. São eles:

Eletrocardiograma para Cães

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma animal registra a atividade elétrica do coração de pets como cães e gatos. É um exame complementar que proporciona informações úteis ao diagnóstico e ao controle de doenças cardíacas e sistêmicas.

É indicado em caso de arritmias detectadas durante o exame físico, como bradicardias, taquicardias ou irregularidades do ritmo que não sejam secundárias a arritmia sinusal respiratória.

Com eletrodos colocados em pontos específicos do corpo do animal a atividade elétrica do coração pode ser transformada em ondas registradas no aparelho, permitindo sua avaliação. Esse exame pode ser feito no próprio consultório, com o cão acordado. São presos eletrodos à pele e podem ser detectadas arritmias e fibrilações brandas de forma precoce, possibilitando um tratamento mais eficaz de doenças do coração.

O eletrocardiograma animal também pode ser útil  em pacientes com episódios de síncope ou fraqueza, para monitoração da eficácia da terapia antiarrítmica, em suspeitas de efusão pleural ou pericárdica, em doenças sistêmicas que levam a arritmia incluindo os distúrbios eletrolíticos, neoplasias (especialmente esplênicas), síndrome dilatação vólvulo-gástrica, piometra, sepse entre outros.

Também é indicado como exame pré-anestésico em animais de todas as idades e para o acompanhamento e prognóstico das cardiopatias.

Raios X

A radiografia do tórax é importante para avaliação do formato do coração e da presença de líquidos  e formações anormais no coração.

Existem recursos modernos para o diagnóstico de doenças do coração em medicina veterinária, que não são necessariamente caros e valem a pena para a saúde do seu pet. Com o diagnóstico correto de uma doença no coração, é possível que o tratamento à base de medicamentos para um cão ou gato seja o mais adequado possível, resultando em uma vida com maior bem-estar para o seu bichinho de estimação.

Eletrocardiograma para cães

A ProntVet realiza os mais diversos exames necessários ao diagnóstico preciso e precoce de doenças cardíacas, dentre eles exames de raio-x, eletrocardiograma para cães e gatos, hemogramas e outros exames de sangue. Caso você perceba sintomas como fraqueza, cansaço extremo e recorrente, apatia, falta de apetite, procure um de nossos Médicos Veterinários.

Ligue (11) 3858-3983 e agende seu horário.