Outubro Rosa Também Para Animais

Dirofilariose, saiba como prevenir seu pet!
julho 13, 2016
Exibir tudo

Outubro Rosa Também Para Animais

Câncer de mama em animais? Como assim?

Quando chega o mês de Outubro, muitas empresas buscam conscientizar a população sobre a campanha Outubro Rosa, que lembra sobre a importância da prevenção do câncer de mama nas mulheres. A doença possui grandes chances de curas e estar atenta à prevenção dela é essencial para os melhores resultados.

O que muita gente desconhece é que também nossos animaizinhos, principalmente as fêmeas, também sofrem dessa doença que, se não identificada no início, pode levar a morte.
Diversos índices de clínicas e hospitais veterinários apontam para um número considerável desse tipo de doença, cerca da metade dos casos de câncer atendidos são da mama.

Como é feito o diagnóstico?

outubro-rosa-prontvetO diagnóstico da doença é bem parecido com o dos humanos, através da observação da mama, onde podem ser notados nódulos, pólipos ou aumento do volume do tecido mamário. Apenas com o passar do tempo e crescimento do nódulo podem ocorrer dor, feridas na pele e presença de secreção de leite e/ou secreção escura nos mamilos.

Mas e as causas?

Alguns especialistas afirmam que o desenvolvimento de câncer de mama está fortemente relacionado ao uso de anticoncepcionais. Dizem ainda que possuem predisposição para a doença fêmeas obesas e por isso é essencial o  constante controle de peso do animal.

E isso tem tratamento também para os animais?

O tratamento é sempre cirúrgico. O animal passa por diversos exames de avaliações para assim realizar a cirurgia, seja ela da cadeia mamária acometida (total ou parcial), exame histopatológico (biópsia) do nódulo removido cirurgicamente, seguido ou não de quimioterapia, o que vai depender do diagnóstico do veterinário.

Tem como evitar?

O câncer, como nos seres humanos, pode ser relacionado a inúmeros e desconhecidos fatores. Sabe-se que uma das maiores formas de prevenção é a castração. Estudos já confirmam que a castração antes do primeiro cio diminuiu para 0,5% a chance de desenvolver tumor de mama em cadelas. Se a castração for realizada entre o primeiro e segundo cio, a chance aumenta para 8% e,depois do segundo cio, para 26%.

outubro-rosa-dicas-rapidas

Algumas dicas úteis para o melhor cuidado com seu animal.

Aproveite esse mês da campanha Outubro Rosa e traga o seu animal no ProntVet para uma avaliação. Vale sempre lembrar que a prevenção é a melhor das ações a se tomar para evitar o câncer de mama. Clique aqui e agende uma consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *